Segundo a imprensa da Argentina e do Uruguai, Marcelo Bielsa, “El Loco”, será o novo treinador da seleção uruguaia. O técnico estava livre no mercado desde que deixou o Leeds United, da Premier League, em fevereiro de 2022. E o treinador deve ser anunciado de forma oficial pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF) nos próximos dias.
A informação foi divulgada por vários veículos diferentes, tanto da Argentina quanto do Uruguai, como os jornais Olé, TyC Sports e Ovación. E de acordo com o último veículo, Bielsa irá treinar a Celeste com dois auxiliares, dois analistas de desempenho e um fisiologista, em contrato que a comissão técnica do “El Loco” receberá US$ 4 milhões (R$ 19,7 milhões) por ano.
Bielsa negocia com a AUF desde o mês de março, e chegaria à seleção uruguaia para treiná-la até o final das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, com renovação automática em caso de classificação para o torneio da FIFA.
Ainda de acordo com a fonte, “El Loco” teria se oferecido para dirigir a equipe sub-23 do Uruguai no Pré-Olímpico de 2024, visando vaga nas Olímpiadas de Paris, mas o pedido está sendo analisado pela AUF.
Marcelo Bielsa esteve na mira do futebol brasileiro
Antes de se tornar alvo da seleção uruguaia, Bielsa esteve na mira do Santos no início da temporada. O técnico foi procurado pela equipe da Baixada Santista para trabalhar no futebol brasileiro, mas as negociações não caminharam para um desfecho positivo.
Além do Santos, o argentino também foi alvo do Crystal Palace nesse ano, para voltar a trabalhar na Premier League. No entanto, mas uma vez, tudo não passou de rumores.