O São Paulo anunciou a contratação de Alexandre Pato na última sexta-feira, e o atacante já foi apresentado pelo clube. O jogador assinou com o Tricolor do Morumbi fora da janela de transferências, mas mesmo assim isso não será um impeditivo para o atleta ser regularizado e já poder estrear no clube conforme suas condições físicas e a escolha do técnico Dorival Jr.
Embora Pato tenha chegado ao São Paulo fora da janela do início da temporada ou a do meio do ano, o jogador não precisará esperar o segundo semestre de 2023 para realizar a sua estreia com a camisa do São Paulo.
No ano, os clubes brasileiros contam com dois períodos para as contratações. A primeira janela foi aberta entre 11 e janeiro e 20 de abril. Enquanto a segunda ocorrerá entre 3 de julho e 2 de agosto. Mas no caso de Alexandre Pato, ele já pode estrear assim que seu nome constar no BID.
Por que Alexandre Pato já pode estrear no São Paulo?
Pato não tinha contrato com nenhum clube, sendo assim, o jogador pode ser regularizado fora da janela de transferências. Agora, resta somente o atleta apresentar condições de jogo para ser lançado a campo por Dorival Jr.
Somente pela Copa Sul-Americana que Pato não poderá estrear, pelo fato de não ter sido inscrito para a primeira fase do torneio. Mas se o São Paulo confirma sua classificação para a segunda fase, o clube poderá inscrever o jogador. Vale lembrar que o Tricolor terá direito de promover 5 substituições na lista de inscritos para as oitavas de final da competição da Conmebol.
Antes de voltar ao CT do São Paulo para usar o local na recuperação de uma lesão no joelho, Pato tinha vínculo com o Orlando City até dezembro de 2022, mas não foi renovado. Portanto, o atleta assinou com o time paulista como “agente livre” com cláusulas de produtividade, válido até o fim da atual temporada.
Pato ainda não apresenta condições de jogo, e vai ter que aguardar mais um pouco o seu retorno aos gramados aos 33 anos.