O atacante Alexandre Pato começou o curso Gestão do Futebol da CBF Academy. O jogador não pensa na aposentadoria agora, mas quer se preparar para manter-se no esporte quando encerrar a carreira.
Pato está sem clube desde fevereiro deste ano, quando rescindiu contrato com o Orlando City, dos Estados Unidos. O atleta está na fase final da recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior e está fazendo parte do tratamento no centro médico do São Paulo.
Futuro de Alexandre Pato
A intenção de Pato é jogar por mais dois ou três anos e depois continuar atuando na área esportiva, mas dessa vez ligada à gestão e administração do futebol. Por isso, o atleta já iniciou a transição de carreira.
O curso escolhido por Pato possui aulas virtuais ao vivo todas às quintas, sextas e sábados. As aulas têm duração de três horas e o curso vai até o final do ano.
A aprovação no curso possibilita o profissional a trabalhar na área de gestão em clubes, federações e outras entidades ligadas ao esporte.
“Atendemos pessoas que já estão em clubes, mas buscam conhecimento acadêmico, pessoas fazendo transição de carreira, que trabalham em outras áreas e querem ingressar no futebol, e os atletas e ex-atletas, que buscam capacitação para uma carreira administrativa depois da aposentadoria”, diz Ricardo Alves, coordenador do curso.
Pato é mais um jogador brasileiro que planeja seguir no esporte após a aposentadoria, assim como o volante Fernandinho, que se matriculou no curso em 2022. “O Pato tem interesse na área de gestão, não sabe se vai trabalhar como gestor ou se criaria um clube formador de atletas, mas busca entender o processo de administração dos clubes de futebol”, completa Ricardo.