Na última semana, o São Paulo anunciou Alexandre Pato como o novo reforço do clube para a temporada. Em sua segunda passagem no Tricolor Paulista, o atacante de 33 anos surpreendeu por conta do salário que topou receber. Antes da transferência ser concretizada, já se era especulado que Pato assinaria um contrato de produtividade, já que convive com diversos problemas físicos.
E de acordo com o jornalista Jorge Nicola, o atacante irá receber um valor entre 50 e 100 mil reais mensais fixos, o que configura um dos menores salários em todo o elenco são-paulino. No entanto, o atleta possui diversas cláusulas em seu vínculo, que serão ativadas após determinados objetivos serem atingidos ao decorrer da temporada.
Alexandre Pato não entra em campo desde 2022, quando atuava pelo Orlando City, da MLS. O jogador estava nas instalações do São Paulo para tratar de uma lesão. Dorival Júnior já declarou que é necessário ter “calma” em relação ao retorno de Pato aos gramados.
“Temos que ter muita tranquilidade, ele está iniciando agora, a partir de segunda-feira, o primeiro treinamento depois de meses e meses buscando uma recuperação física. Não contem com o Alexandre tão já, nós não o teremos tão rápido”, disse o treinador em coletiva.
Na última temporada, o atacante anotou quatro gols e cinco assistências em 27 partidas com a camisa do Orlando City. Antes de assinar com o time da MLS, seu último clube havia sido justamente o São Paulo, onde atuou durante 2019 e 2020, acumulando nove gols e duas assistências em 35 partidas.