O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou diversas punições a jogadores envolvidos no esquema de manipulação de resultados no campeonato brasileiro. Entre os atletas está o atacante Alef Manga, ex-Coritiba.
O jogador de 28 levou 360 dias de suspensão e terá que pagar multa de R$ 30 mil. Atualmente, ele está emprestado ao Pafos FC, do Chipre.
Alef Manga pode continuar jogando?
Após a condenação de Alef pelo STJD, muitos torcedores se perguntaram se o atacante poderia continuar jogando futebol por estar no exterior. A resposta é sim!
A princípio, a pena imposta pelo STJD somente é válida no território brasileiro. Como a condenação veio após o jogador ser emprestado para o futebol cipriota, ele pode seguir a carreira normalmente.
Essa é uma “saída” que também foi utilizada pelo zagueiro Eduardo Bauermann, ex-Santos, e o volante Richard, ex-Cruzeiro. Ambos foram condenados por envolvimento em esquema de manipulação de resultados com quadrilha de apostadores.
Contudo, a CBF pode pedir à Fifa para que a punição seja estendida à nível global. O movimento pode ser realizado em infrações disciplinares consideradas graves, como a manipulação de resultados. Vale ressaltar que o STJD não tem responsabilidade nesta solicitação.
Além disso, a estratégia adotada pelos jogadores condenados de irem para o exterior pode ser ineficiente. De acordo com o artigo 171, § 4º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena fica suspensa até os atletas retornarem ao futebol brasileiro.
Portanto, os atletas deverão seguir suas carreira fora do Brasil para não cumprirem a suspensão. Leia o artigo:
O cômputo das partidas, provas ou equivalentes ficará suspenso a partir do momento em que o infrator punido transferir-se para o exterior, voltando a computar-se a partir do seu retorno, desde que não tenha se consolidado a prescrição do art. 165-A, § 2º.