Água Santa não está para brincadeira e pode alcançar feito do São Caetano

O Água Santa está cumprindo à risca a cartilha para fazer história no Campeonato Paulista, a exemplo do São Caetano, que subiu da Divisão Intermediária para a Primeira Divisão do Paulistão em 1992, mas só jogou na elite a partir de 2001.

Explica-se pelos cruzamentos criados entre Grupo A e Grupo B pelo então presidente da Federação, Eduardo José Farah. Aqueles que fazem até hoje muita gente repetir que o São Paulo foi rebaixado, apesar de o regulamento de 1990 dizer textualmente “não haverá descenso”.

O São Caetano jogou a Primeira Divisão em 1993, no grupo dos pequenos, e não conseguiu a classificação. Novorizontino e Ferroviária disputaram a fase final. No ano seguinte, Farah separou série A-1 de Série A-2 e o São Caetano, na segunda parte da tabela, perdeu a chance de ser campeão.

Só foi subir de novo em 2000, mesmo ano em que encantou o Brasil com a campanha no Módulo Amarelo do Brasileirão e chegou até a final contra o Vasco. Só em 2001 o São Caetano disputou o Paulista junto com os grandes. Foi campeão em 2004, em sua quarta participação na elite.

O Água Santa pode repetir seu vizinho da região do ABC

No entanto, há diferenças fundamentais entre São Caetano do Sul e Diadema, cujas prefeituras estão separadas por apenas 9,5 quilômetros. São Caetano tem o maior IDH dos municípios brasileiros. Já Diadema tem 207 favelas, a mais famosa a Naval, por causa de uma invasão violenta da Polícia Militar, em 1997.

O São Caetano foi fundado a partir do desejo do prefeito Luiz Tortorello, eleito pelo PTB, em 1988. O dono do Saad, que disputou a Primeira Divisão representando São Caetano do Sul na década de 1970, conta ter sido convidado pelo prefeito a mudar o nome de seu clube ou trocar de endereço. Levou seu time feminino para Águas de Lindoia.

A semelhança é que o Água Santa pode ser campeão paulista em sua quarta participação na elite (2016, 2020, 2022 e 2023). O São Caetano ganhou o título também em sua quarta edição enfrentando os grandes. Jogou 2001, 2003, antes de ser o vencedor de 2004. Além da edição de 1993, na Primeira Divisão.