Durante assembleia geral realizada na última quinta-feira (23), os sócios do Goiás aprovaram o novo estatuto do clube. Com isso, o Verdão tem caminho aberto para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A votação computou 197 votos a favor e 71 contra. O estatuto já havia sido aprovado pelo Conselho Deliberativo.
SAF do Goiás
Uma das principais novidades do estatuto é a abertura para a transformação do clube em uma SAF. O documento traz diversos detalhes e processos que devem ser seguidos para concluir a mudança.
Outra mudança foi a extinção do cargo de presidente executivo. Agora, o Goiás será administrado por um Conselho de Administração, seguindo as diretrizes de um modelo empresarial.
Esse conselho será formado por cinco membros. Entre eles, serão três conselheiros não remunerados, eleitos por votação, e dois profissionais remunerados, que serão contratados por meio de uma empresa.
Porém, neste grupo, haverá o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Essa figura será responsável por representar o Esmeraldino em suas relações institucionais.
O atual presidente do Conselho Deliberativo do Goiás, Edminho Pinheiro, comentou sobre a aprovação do estatuto. Ele destacou a importância das mudanças para o futuro do clube.
“Essas mudanças representam um passo importante na modernização da gestão do Goiás Esporte Clube, nos levando para um caminho de melhores práticas de administração desportiva e promovendo uma governança mais transparente e eficaz. A inclusão de aspectos ligados à transformação em SAF também foi um grande avanço”, declarou.