Após o encerramento das temporadas da LaLiga, Serie A e Ligue 1, foi confirmado o que já era amplamente comentado: Erling Haaland é o vencedor da Bota de Ouro de 2022-23, prêmio concedido pela ESM (European Sports Magazines) ao melhor artilheiro da Europa. O atacante norueguês, de apenas 22 anos, que atua pelo Manchester City, sucede o polonês Robert Lewandowski, que havia vencido as duas últimas edições do prêmio.
Haaland protagonizou uma temporada marcante, liderando a disputa pela Bota de Ouro desde meados do campeonato, quando desbancou seu compatriota Amahl Pellegrino, do Bodø/Glimt. Pellegrino, no entanto, encerrou sua participação na 18ª posição, com 25 gols e 37,5 pontos.
Haaland sagra-se artilheiro com 72 pontos
O jovem atacante do Manchester City encerrou a temporada com 36 gols marcados na Premier League, totalizando impressionantes 72 pontos. Com essa marca, ele deixou o rival Harry Kane, do Tottenham, na segunda colocação, com 60 pontos. Além disso, Haaland quebrou o recorde histórico de gols na Premier League, anteriormente detido por Alan Shearer e Andy Cole, com 34 gols cada.
Na terceira posição, temos o futebolista francês Kylian Mbappé, atacante do Paris Saint-Germain. Aos 24 anos, ele conquistou pela quinta vez o título de artilheiro da Ligue 1, com 29 gols marcados e totalizando 58 pontos na disputa pela Bota de Ouro.
Outros destaques na disputa
Alexandre Lacazette, do Olympique Lyon, e Victor Osimhen, do Napoli, também apresentaram desempenho notável, fechando a disputa com 54 e 52 pontos, respectivamente. Já o primeiro representante da LaLiga foi Robert Lewandowski, agora atuando pelo Barcelona, que marcou 23 gols e alcançou 46 pontos em sua primeira temporada no campeonato espanhol.
Na 27ª posição da Bota de Ouro, encontramos o espanhol Joselu Mato, atacante do Espanyol, cuja equipe acabou sendo rebaixada para a Segunda Divisão. Joselu marcou 16 gols e totalizou 32 pontos, figurando ao lado de astros como Lionel Messi (PSG) e alguns surpreendentes, como Rayan Philippe, do FC Swift Hesperange.
Com o fim desta temporada memorável, Erling Haaland deixa sua marca na história do futebol e certamente se consolida como um dos maiores artilheiros do esporte em seu tempo.