Cristóbal Martell, advogado de Daniel Alves, vai defender o Barcelona no caso de corrupção, onde o clube espanhol é acusado de pagar R$ 41 milhões a Jose María Enriquez Negreira, ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros.
Agência Tributária Espanhola descobriu o repasse dos valores no ano passado, após Negreira não os incluir nas suas declarações de Imposto de Renda de 2016, 2017 e 2018. Apenas em fevereiro deste ano que o caso chegou ao público. Agora, o Barcelona e ele são investigados pelo Ministério Público da Espanha.
Saiba mais sobre Cristóbal Martell, o advogado que vai tentar salvar o Barcelona
Aqui no Brasil, o profissional ficou conhecido por ter sido contrato para fazer a defesa do lateral direito Daniel Alves, acusado de abusar sexualmente de uma mulher em uma balada na Catalunha, na virada do ano.
Apesar disso, ele já era muito conhecido na Espanha, onde esteve envolvido na defesa do Partido Popular, partido da direita, como também o ex-presidente da Catalunha Jordi Pujol.
A fama de Martell se passa por sua capacidade em conseguir acordos onde a situação parece irreversível. No caso de Dani Alves, no entanto, ele não conseguiu e o jogador segue preso.
O advogado também esteve à frente da defesa de Lionel Messi, que foi acusado de cometer sonegação de imposto. Nesse caso, ele conseguiu diminuir a pena do argentino e de seu pai.
Por fim, Martell já ajudou o Barça anteriormente. Em 2016, o profissional defendeu o clube em um processo envolvendo uma possível fraude fiscal na contratação de Neymar e conseguiu um acordo considerado ‘amistoso’ com a Justiça nos quatro processos.