O Aucas, adversário do Flamengo nesta quarta-feira (5), às 19h (de Brasília), em duelo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores tem uma história de fundação bastante curiosa que envolve uma petrolífera britânica.
O surgimento do clube aconteceu no dia 5 de fevereiro de 1945 através de um engenheiro e de um gerente da Shell. O clube, inclusive, possuí as cores amarelo e vermelho, que são as mesmas da empresa. Já o nome Aucas vem da tribo Auca que também tem o rosto estampado no escudo do clube.
O clube tem apenas 78 anos de vida, mas muita história para contar. Um dos jogadores mais famosos que passaram por lá foi o goleiro René Higuita, em 2004.
A estada do arqueiro no clube equatoriano, no entanto, não foi das melhores já que ele foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína. Em coletiva de imprensa, Higuita chorou compulsivamente e admitiu o uso da droga.
Em contrapartida, mesmo com esses problemas e sem conquistar nenhum título, o goleiro foi bastante querido pelos torcedores do Aucas.
“O Higuita não conseguiu título com o Aucas, mas foi histórico porque virou personagem com seu famoso escorpião, e conquistou o respeito dos auquistas”, afirmou o jornalista equatoriano Carlos Luis Bailón.
Por fim, o comunicador também falou a respeito da partida entre Flamengo e Aucas, que marca a estreia dos equatorianos na história da Copa Libertadores da América.
“Claro que o Fla é um monstro comparado ao Aucas, que vai estrear na Libertadores. A expectativa não é muito alta devido ao grupo bastante difícil, mas o sonho de seus torcedores está intacto, querem fazer uma boa competição“, destacou.