O Brentford, clube do oeste de Londres que subiu à elite do futebol inglês há dois anos, esteve muito perto de conseguir uma vaga na Conference League da próxima temporada. No entanto, vitórias dos rivais Aston Villa e Tottenham acabaram impedindo o feito. A equipe do técnico Thomas Frank teve chances até a última rodada, mas a sorte e a presença no futebol europeu acabaram não sorrindo para o lado dos ‘Bees’.
O Brentford conseguiu algo notável nesta temporada: vencer os dois jogos contra o campeão, Manchester City. Com um placar de 1-2 na primeira partida e 1-0 na segunda, os ‘Bees’ se tornaram um dos cinco times a conseguir um ‘doblete’ contra o poderoso time de Pep Guardiola.
Como o Inter pode se inspirar no sucesso do Brentford?
Diante da final da Champions League contra o Manchester City em 10 de junho no Estádio Olímpico Atatürk em Istambul, o Inter deve observar o que o Brentford fez de diferente nos confrontos contra os ‘citizens’: 1. Jogar com intensidade: o Brentford encarou o City com muita disposição e raça, não deixando espaço para o adversário se sentir confortável em campo. 2. Foco na defesa: a equipe soube se posicionar de forma sólida na defesa e fechar os espaços, dificultando as jogadas ofensivas do time adversário. 3. Aproveitar as oportunidades: nos momentos em que conseguiu retomar a posse de bola, o Brentford soube ser objetivo e eficiente ao criar chances reais de gol.
Vale ressaltar que o Manchester City estava desfalcado por algumas baixas importantes, mas isso não tira o mérito do Brentford. Com o segundo orçamento mais baixo da Premier League, a equipe londrina mostrou que é possível enfrentar e vencer os ‘gigantes’, desde que haja dedicação, estratégia e trabalho em equipe.
Conclusão
A façanha do Brentford nesta temporada deve ser uma inspiração para o Inter e outras equipes que desejam enfrentar o poderoso Manchester City. Com planejamento, empenho e foco, é possível que o futebol inglês veja mais clubes surpreendendo o time de Guardiola e abrindo novas oportunidades para outras equipes brilharem.
Portanto, o tão merecido destaque e elogios ao Brentford por sua temporada impressionante na Premier League só mostram que o futebol é, de fato, um esporte cheio de surpresas e imprevisibilidade – e é isso que o torna apaixonante.