O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu nesta sexta-feira (1) o empresário John Textor, dono da SAF do Botafogo. Ele foi suspenso por 35 dias e o clube terá que pagar multa de R$ 25 mil.
A punição está relacionada às falas do mandatário após a derrota do Botafogo para o Palmeiras por quatro a três no dia 1º de novembro.
STJD pune John Textor
O caso foi julgado pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD. Como Textor já cumpriu 28 dias de suspensão, impostos pela pena preventiva, ele terá que cumprir apenas mais sete dias da punição oficial.
Após criticar com intensidade a arbitragem de Braulio da Silva Machado no duelo contra o Palmeiras, John Textor foi suspenso preventivamente por 30 dias. Ele ficou impedido de acompanhar jogos e treinamentos do clube.
Diante dessa atitude, Textor foi enquadrado nos artigos 243 e 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Eles dizem sobre “ofender a honra das autoridades” e “invadir o gramado”.
Como ainda tem que cumprir mais sete dias de suspensão, o norte-americano não poderá acompanhar as últimas duas rodadas do Brasileirão. O Glorioso é o vice-colocado com 63 pontos, três a menos que o líder Palmeiras, e ainda sonha com o título.
O Botafogo entra em campo neste domingo (3) para enfrentar o Cruzeiro pela 37ª rodada do campeonato brasileiro. A partida será realizada no Nilton Santos, às 18:30h (horário de Brasília).