Os treinadores Abel Ferreira e Fernando Diniz estão entre os finalistas para o prêmio de Melhor Treinador da América do Sul em 2023. A premiação é conduzida pelo jornal argentino El País, com a participação de aproximadamente 200 jornalistas esportivos do continente, que indicaram 15 nomes.
Os cinco finalistas revelados hoje são Abel (Palmeiras), Diniz (Fluminense e Brasil), Lionel Scaloni (Argentina), Luis Zubeldía (Liga de Quito) e Marcelo Bielsa (Uruguai). Renato Gaúcho, do Grêmio, também foi mencionado pela imprensa.
Em 2021, o treinador do Palmeiras conquistou o prêmio ao garantir duas Libertadores e uma Copa do Brasil. No ano passado, ficou em segundo lugar, atrás de Scaloni, vencedor do prêmio pela conquista da Copa do Mundo.
Neste ano, o Fluminense de Diniz levou a Libertadores, enquanto o Palmeiras de Abel conquistou o Campeonato Brasileiro. O resultado da premiação será anunciado em 31 de dezembro.
Depois de perder o Mundial, Fluminense dá adeus pra outro título
Após a derrota no Mundial de Clubes, o Fluminense sofre mais um revés, desta vez no cenário nacional. O time carioca, que perdeu a oportunidade de conquistar o título mundial, agora também não alcança o posto de melhor equipe do Brasil, de acordo com o “Pesquisão UOL 2023”.
O grande vencedor da pesquisa foi o Palmeiras, atual campeão brasileiro, que foi reconhecido como o melhor time do país pelos jogadores consultados. O Alviverde obteve expressivos 53,4% dos votos, destacando-se como a principal referência no cenário futebolístico nacional.
Mesmo com a valorização pela conquista da Libertadores, o Fluminense ficou em segundo lugar, alcançando 20,9% dos votos. Outras equipes mencionadas na pesquisa incluem o Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Flamengo e São Paulo, refletindo a diversidade de times que despertam a atenção e o respeito dos jogadores que participaram do “Pesquisão UOL” em 2023.
Com esses resultados, o Fluminense enfrenta uma dupla decepção ao se despedir tanto do sonho do título mundial quanto do reconhecimento como o melhor time do Brasil, evidenciando a competitividade acirrada no cenário do futebol nacional.