O ABC tomou uma importante decisão sobre o futuro do clube. A equipe potiguar assinou o documento para aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
O Clube tinha um acerto encaminhado com a Liga Forte Futebol (LFF), mas optou por assinar como outro bloco de clubes.
ABC na Libra
A Libra e LFF são dois blocos de clubes que propõem modelos de negócio diferentes para gerenciar o futebol brasileiro. Um dos principais pontos é redistribuir de maneira mais justa o dinheiro que é repassado aos clubes, especialmente o de cotas de televisão.
Os blocos estão se organizando para definir um modelo de negócio a partir de 2025, quando se encerra o atual contrato com a Rede Globo, que desembolsa R$ 1,1 bilhão para transmissão do Brasileirão. A grande diferença entre os modelos está na forma como o repasse de verba deverá ser feito.
O ABC é o 17º clube a entrar na Libra. O bloco recebe um investimento do fundo monetário Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos. A equipe potiguar é a 4ª do Nordeste a assinar com a Libra, que já contava com Bahia, Sampaio Corrêa e Vitória.
A Libra divulgou uma nota destacando a importância da adesão do ABC neste momento e ressaltou que o clube tem melhorado a sua gestão do futebol. Confira:
Após celebrar a entrada do Atlético-MG no fim de julho, a LiBRA dá boas- vindas a mais um clube nesta quarta-feira (9). Trata-se do ABC-RN, que assinou os documentos de adesão ao bloco e também o Memorando de Entendimentos com o Mubadala Capital.
Atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, o ABC-RN se junta à LiBRA em um momento chave para a criação da liga de futebol do Brasil. O movimento se deu após a equipe potiguar confirmar os diversos avanços no modelo de negócios do grupo, que está desde 2022 à frente deste projeto, além de toda a estrutura desenvolvida para estimular o crescimento dos clubes nacionais.
Atualmente, a LiBRA é composta por 17 clubes: ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.