Na última segunda-feira (4), a Confederação Brasileira definiu a lista de atletas que representará o país na busca por uma vaga olímpica no handebol masculino. O evento, o Pré-Olímpico Mundial da modalidade, começa no dia 14 de Março e continuará em curso pelos próximos meses. O Brasil é uma das 12 equipes que competirão no torneio, que será dividido em três grupos diferentes. Cada grupo será sediado em uma cidade diferente e a do Brasil é a cidade de Granollers, na Espanha.
Entre as competidoras do grupo do Brasil, a equipe masculina enfrentará os anfitriões da Espanha, medalhistas de bronze no último Campeonato Mundial. Além disso, terão como adversários as seleções da Eslovênia, que ficou em décimo lugar no último Mundial, e do Bahrein, considerado o campeão do pré-olímpico asiático.
Apesar da competição acirrada, a equipe brasileira de handebol está confiante. Contudo, vale um toque de atenção; eles já perderam uma chance de classificação antecipada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 em um revés para a Argentina na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.
Quem são os escalados no Brasil para o torneio?
A lista de representantes brasileiros é dominada por talentos em todas as posições. Os goleiros serão Rangel Luan, Mateus Cristian e Leonardo Terçariol. Nas pontas, teremos Guilherme Torriani, Jean Pierre, Rudolph Hackbarth e Washington Luiz.
Já na posição de centrais, foram convocados Acácio Marques, Leonardo Abrahão e João Pedro. Como laterais, representarão o Brasil Bryan Monte, Haniel Vinícius, Thiagus Petrus, Leonardo Dutra, Vinicius Angelo e Gustavo Rodrigues.
E como pivôs, estarão em campo Rogério Moraes, Guilherme Borges, Vinicius Teixeira e Edney Silva. A determinação e o entusiasmo são tangíveis entre os jogadores e há uma expectativa positiva para sua performance no Pré-Olímpico Mundial de Handebol.
Agora, resta aguardar o início da competição e torcer para que a seleção brasileira consiga conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Maiores informações sobre os jogos e a progressão da seleção brasileira podem ser encontradas no YouTube, Twitter, Instagram, TikTok e Facebook do OTD (Olimpíada Todo Dia).