A Uefa compartilhou aos torcedores na última segunda-feira (4), o novo modelo pensado para a Liga dos Campeões, que passa a ser válido a partir da próxima temporada. A fase de grupos com 32 equipes, já conhecida pelos jogadores, será substituída por uma fase em formato de liga, com 36 clubes. Quem acompanha a mudança de perto é o Tottenham.
Cada um dos times atuará em oito partidas neste primeiro momento, conhecendo seus adversários em sorteio. As equipes caminharão em quatro potes de acordo com determinados critérios. O Spurs, quinto colocado da Premier League, pode estar de olho em uma vaga. Cada clube enfrentará duas equipes de cada pote, com metade dos jogos disputados como mandante.
“Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”, disse a UEFA, em seu comunicado oficial.
Liga dos Campeões chama atenção por novos detalhes
As oito equipes que apresentarem as melhores campanhas na fase citada, terão vaga direta nas oitavas de final da Champions League, algo que gera uma ansiedade maior sobre os primeiros resultados. Os times colocados entre 9º ao 24º posição continuarão para um play-off, também em busca de vagas nas oitavas. Os classificados entre a 25º e a 36º posição são eliminados diretamente.
“A Uefa demonstrou claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade”, disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.