No futebol, a idade é um fator que costuma restringir a carreira dos jogadores. No entanto, para o zagueiro Dante, de 40 anos, a aposentadoria ainda não se faz presente. Mesmo enfrentando a pressão de ter sido um dos protagonistas da histórica derrota por 7 a 1 do Brasil para a Alemanha na Copa de 2014, Dante permanece atuante no cenário do futebol europeu.
Atualmente, Dante é capitão do Nice, time da primeira divisão francesa. Além disso, ele sinaliza que tem planos de continuar no futebol profissional e revela que já existem conversas para renovação com o clube. As expectativas são de que o contrato seja renovação por mais um ano.
O sonho de jogar pelo Bahia
Apesar da sua carreira sólida na Europa, Dante revela um anseio: “O meu plano é de seguir jogando. Estou neste processo de renovação com o Nice. A única coisa que me faria sair daqui um dia seria realizar o sonho de jogar pelo Bahia, que é meu time do coração, o Esquadrão de Aço”.
Nascido em Salvador, Dante é um tricolor declarado e já mencionou em várias situações o seu desejo de vestir a camisa do Esquadrão. O zagueiro nunca atuou profissionalmente por nenhuma equipe do estado natal. No Brasil, seu único clube foi o Juventude.
A partir de 2003, iniciou sua trajetória no futebol europeu, com passagens marcantes pelo futebol francês, belga e alemão. De 2012 a 2015, Dante atuou com a camisa do Bayern de Munique e representou a Seleção Brasileira na fatídica eliminação para a Alemanha, na Copa de 2014. Desde 2016, o zagueiro defende o Nice.