Ainda na temporada de 2020, o Botafogo anunciou a contratação do treinador argentino Ramón Díaz, que chegava ao time com a oportunidade de preencher a vaga deixada por Bruno Lazaroni. O comandante chegava com grandes expectativas, dono de um contrato que caminharia até 2021. Vale ressaltar que a negociação aconteceu de maneira tranquila, sem grandes impedimentos.
O argentino acabou se tornando a primeira opção do Botafogo, considerando as tentativas frustradas de contratação do venezuelano César Farías. Na época, mesmo com o interesse evidente entre as partes, o profissional acabou não sendo liberado pela seleção boliviana. Díaz surgia como a melhor possibilidade, considerando que estava sem clube desde que deixou o Libertad, do Paraguai.
Naquele momento, aos 61 anos, o argentino teria sua primeira oportunidade no futebol brasileiro. A expectativa inicial era que ele pudesse acompanhar a delegação até Salvador para a 20ª rodada do Brasileirão, contra o Bahia. A chegada de mais um nome poderia demonstrar um problema nos bastidores do clube, considerando que seria o quarto técnico do Botafogo no mesmo ano.
Botafogo contava com nome experiente no comando
O clube iniciou a temporada de 2020 com Alberto Valentim, dispensado em março. Em seguida, o Botafogo anunciou Paulo Autuori. Já em setembro, nova mudança: Bruno Lazaroni, que ficou no cargo por apenas um mês. Ramón Díaz chegava como um nome extremamente experiente, sendo um jogador importante do futebol argentino, principalmente com a camisa do River Plate.
O profissional também atuou pela seleção nacional. Após anunciar sua aposentadoria, o técnico comandou equipes como San Lorenzo e Independiente, além do próprio River Plate, onde foi multicampeão. No currículo internacional, tem passagens por Inglaterra, México e Paraguai. Na temporada de 2024, o Botafogo também vai em busca de um novo nome.