A Federação Internacional de Futebol (FIFA) revelou na última segunda-feira o lançamento de um novo evento: a “FIFA Series”. A competição prevê jogos amistosos entre seleções de diferentes continentes e está marcada para começar já em março de 2023.
Essa é uma oportunidade voltada especialmente para associações nacionais de futebol com menos recursos e que enfrentam dificuldades para marcar partidas amistosas. O objetivo da FIFA Series é ocupar as janelas internacionais de março promovendo estes jogos.
Como funcionará a “FIFA Series”?
Ao contrário de outros eventos da FIFA, a FIFA Series não terá premiação em dinheiro e também não haverá um troféu para o vencedor. Entretanto, a FIFA tem como plano cobrir todos os custos de viagem e organização dos jogos. Além disso, a entidade permitirá que essas associações aproveitem “oportunidades comerciais” e de exposição.
Embora a edição de 2024, que contará com a participação de 20 times, seja considerada um piloto, a primeira edição oficial da FIFA Series já tem data marcada: março de 2026. Nesta edição, espera-se a presença de seleções de todas as confederações e jogos ocorrendo em quatro continentes diferentes.
Quais seleções participarão da edição piloto?
Na edição piloto da FIFA Series em 2024, destacamos a participação da Bolívia, a única seleção da CONMEBOL convidada. Os três adversários bolivianos serão: Argélia, Andorra e África do Sul, com os jogos ocorrendo na Argélia.
Em palavras do presidente da FIFA, Gianni Infantino, a criação deste evento é um “passo positivo para o futebol de seleções”. Segundo ele, as associações há muito solicitavam a possibilidade de enfrentar pares de todo o mundo dentro do calendário internacional. “Mais jogos importantes significarão uma grande contribuição ao desenvolvimento do jogo”, afirma Infantino.