Na última quarta-feira, o Barcelona tomou uma decisão polêmica, retirou Daniel Alves de sua lista de “lendas” disponíveis em seu site oficial, após a notícia de sua recente condenação. Daniel Alves, jogador brasileiro com passagem marcante pelo clube catalão, foi condenado a 4 anos e 6 meses pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.
No site oficial do Barcelona, as “lendas” são organizadas conforme a data de saída do clube, com os mais recentes no topo da lista. Até então, Daniel Alves se encontrava entre Gerard Piqué, que se aposentou em novembro de 2022, e Lionel Messi, que deixou o clube em agosto de 2021. Entretanto, seu nome foi retirado pouco depois de ser anunciada a condenação.
O Museu FC Barcelona não vê necessidade de fazer mudanças
No entanto, o Museu do FC Barcelona, localizado no Camp Nou, decidiu não fazer moficações. De acordo com seu diretor, Jordi Penas, o museu não possuía referências individuais ao jogador Daniel Alves. “Nenhuma camiseta, chuteira ou foto em que ele aparecesse sozinho.
Por isso, não foi necessário ter esse debate”, explicou Penas. Penas acrescentou ainda que as referências coletivas nas quais Alves aparece não serão alteradas. “Ele continuará aparecendo nas fotos do time campeão da Champions League de Berlim (2015), por exemplo. Porque ele era parte da equipe e não faz sentido, e nem é possível, retirá-lo da foto”, afirmou o diretor ao UOL.
O impacto da condenação na carreira de Daniel Alves
A condenação tem impactado a carreira de Daniel Alves, com o Barcelona tomando medidas como a retirada de seu nome da lista de “lendas” do clube. Apesar disso, ele continua sendo lembrado como parte de conquistas coletivas importantes, como o campeonato da Champions League em 2015.
De qualquer maneira, o caso levanta discussões sobre o papel dos clubes na gestão das imagens de seus ex-atletas e como lidar com situações como esta. Ainda mais quando o jogador em questão é uma personalidade do futebol como Daniel Alves, que teve um papel fundamental em diversos momentos importantes da história recente do Barcelona.