Segundo informações do jornal belga “Sud Info”, o clube de futebol brasileiro Botafogo pode seguir o mesmo caminho do clube belga RWD Molenbeek, ao ser transferido entre holdings controladas pelo empresário John Textor. De acordo com o periódico, o movimento é esperado para acontecer em breve.
A mudança envolveria a transferência do Botafogo da Eagle Football Holdings para o OL Groupe, empresa que até o dia 31 de março deve ser renomeada como Eagle Football Group. O objetivo de tal movimento seria listar a empresa na Bolsa de Valores de Nova York. Estas mudanças, apesar de significativas, não devem impactar significativamente a operação dos clubes em questão.
Um ponto importante a salientar é que tanto a Eagle Football Holdings como o OL Groupe são controlados por John Textor. Portanto, a transferência seria, na prática, de Textor para Textor. Uma situação semelhante foi vista recentemente quando o OL Groupe comprou o RWD Molenbeek por € 14,5 milhões (cerca de R$ 78 milhões) da Eagle Football Holdings.
Benefícios da mudança
De acordo com Gauthier Ganaye, CEO do RWD Molenbeek, a alteração no controle dos clubes facilitará o estabelecimento de relações com o Lyon, outro clube gerido pelo OL Groupe. Além disso, os clubes poderão se beneficiar da solidez financeira da holding. “Será o Eagle Football Group o dono do RWD Molenbeek, e não o Lyon, ao contrário do que lemos em alguns lugares. Os dois clubes simplesmente estarão na mesma holding”, esclareceu Ganaye.
O OL Groupe, vale lembrar, já está listado na Bolsa de Paris. Com a criação do novo Eagle Football Group, todas as atividades relacionadas ao futebol estarão em uma mesma holding, conferindo maior peso à empresa para o ingresso na bolsa de valores.