O empate no clássico entre Palmeiras e Corinthians, no último domingo, pelo Campeonato Paulista 2024, foi marcado por uma situação inusitada. Gustavo Henrique, zagueiro do Corinthians, foi para a posição de goleiro nos minutos finais da partida. A decisão foi tomada após a expulsão de Cássio.
Essa foi a primeira vez que Gustavo Henrique precisou assumir a posição de goleiro, algo que nem mesmo em partidas entre amigos ele havia feito antes. “Eu nunca fui para o gol, nunca peguei, estava desesperado, o gol é muito grande”, disse. Neste momento, Hernique expressou sua admiração e solidariedade aos seus companheiros de equipe que normalmente ocupam a posição.
Porém, a escolha do substituto de Cássio foi estratégica. A equipe corintiana estava perdendo e o atacante Yuri Alberto, que inicialmente se prontificou a assumir o gol, foi convencido a continuar em campo para ajudar a equipe a empatar. “Deixa que eu vou para o gol, daí a gente tenta fazer o empate, a gente já está atrás no resultado. Eu vou e a gente recua o Raniele para a zaga”, explicou Gustavo.
Desempenho de Gustavo Henrique
Apesar do nervosismo e da inexperiência, a performance de Gustavo Henrique foi notável. Em um dos momentos decisivos, aos 56 minutos, ele conseguiu amortecer um chute dado por Murilo do Palmeiras e evitar que a equipe adversária ampliasse a vantagem. “Tentei fazer a defesa, consegui pelo menos amortecer a bola, o Rani conseguiu me ajudar para tirar a bola”, comenta.
O esforço de Gustavo e de toda a equipe do Corinthians foi recompensado. Mesmo diante das adversidades, eles conseguiram empatar a partida. “Foi desesperador. Tem que exaltar muito o grupo, a gente não desistiu em nenhum momento. Foi um momento muito diferente para mim, segundo jogo com essa camisa, um Dérbi, a gente com resultado adverso, eu tendo que ir para o gol. Foi um pouco desesperador, mas graças a Deus a gente conseguiu a vitória (sic)”, celebra o atleta.
Um empate com sabor de vitória
Apesar de terminar a primeira fase do Paulistão sem vitória em clássicos, o Corinthians celebrou muito o ponto conquistado contra o Palmeiras. “Emoção muito grande, de felicidade, por tudo o que a gente fez. A gente não desistiu nem um minuto. A força do elenco apareceu, os jogadores entraram super bem. Empate que tem gostinho de vitória no final”, declarou Gustavo Henrique.
Este empate é um lembrete do espírito combativo e da resiliência do time do Corinthians. Ainda mais significativo quando vem de um clássico contra o Palmeiras, evidenciando que o Paulistão de 2024 ainda reserva muitas emoções.