Pensando apenas no recorte dos últimos 14 anos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficou responsável pelo reconhecimento de três diferentes competições como Campeonato Brasileiro. Os primeiros foram Taça Brasil e Robertão, ainda na temporada de 2010, torneios disputados nos anos 60. No total, 14 títulos do Brasileirão foram considerados para seis clubes distintos.
Ainda na temporada passada, no ano de inauguração da Arena MRV, seu estádio próprio, o Atlético-MG conseguiu o feito ao ser reconhecido como campeão do Brasil em 1937, levando em consideração a conquista do Torneio dos Campeões. Pensando nisso, na nova possibilidade criada pelo clube mineiro, Ceará, Fortaleza e Sport, poderiam aproveitar o embalo.
A ação aconteceria junto das federações pernambucana e cearense, com o objetivo de buscar o reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste como título do Campeonato Brasileiro. A possibilidade foi compartilhada pelo Diário do Nordeste, ainda no início do mês. As informações levantam grandes expectativas entre os torcedores, se tratando de um grande reconhecimento.
Torcidas sonham com título do Brasileirão
Levantando a história das equipes, o clube pernambucano foi responsável por levantar a taça da primeira edição do torneio, realizado em 1968. Em seguida, a competição ficou nas mãos de Ceará, em 1969, e do Fortaleza em 1970. Para muitos, o pedido pode dividir opiniões. A Taça Brasil foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antiga CBF.
Na época, foi pensada para indicar o representante brasileiro na Copa Libertadores da América, fundada em 1960, e foi disputada entre 1959 e 1968. Naquela oportunidade, o Torneio Rio-São Paulo (nome oficial Torneio Roberto Gomes Pedrosa), era realizado com a equipe de apenas dois estados desde 1950, mas passou a receber outros times de outros estados.