A temporada de 2023 ficou marcada de maneira positiva para o São Paulo, conquistando a Copa do Brasil ao comando do técnico Dorival Júnior, e contando com um elenco de peso, com nomes como Lucas Moura e James Rodríguez. O colombiano, no entanto, mesmo chegando com grandes expectativas no clube, acabou não alcançando os resultados esperados.
Com o técnico Dorival Júnior, agora ao comando da Seleção Brasileira, James já não se mostrava como uma prioridade, sendo deixado de lado, inclusive, na final da Copa do Brasil. No entanto, ao comando de Carpini, que chegou para substituir o profissional, o colombiano também parece não ter vez, já que não foi acionado para a decisão da Supercopa do Brasil.
O confronto aconteceu contra o Palmeiras, sendo decidido nas penalidades, com grande destaque para o goleiro Rafael. Com isso, James Rodríguez tomou uma decisão que chamou a atenção dos torcedores, garantindo à direção do São Paulo que deseja deixar a equipe, entendendo que não terá mais oportunidades para a temporada de 2024.
São Paulo se despede de James
Assim, o jogador se despede do São Paulo com apenas 14 jogos disputados, além de ter balançado as redes em uma oportunidade. A torcida entende ser uma importante liberação, levando em consideração a folha salarial. Seus vencimentos mensais giram em torno de R$ 1 milhão, o que certamente abre o caminho para a busca de reforços.
Em início de temporada agitado, o São Paulo tem se desdobrado, especialmente pela saída inesperada de Dorival Júnior, que acabou sendo convocado para assumir a Seleção Brasileira de maneira definitiva. A notícia chegou logo após a reapresentação do time. No entanto Thiago Carpini tem conquistado a confiança do torcedor, especialmente após o primeiro título.