A diretoria alviverde do Palmeiras agiu rápido em nomear um substituto para o ex-treinador Luiz Felipe Scolari, no mês de setembro de 2019. Apenas um dia após a demissão de Scolari, o clube anunciou oficialmente que Mano Menezes, que na ocasião havia sido demitido do Cruzeiro, assumiria o cargo, com um contrato válido até o final de 2021.
Mano Menezes encontrava-se em Porto Alegre sem clube e desembarcou em São Paulo para assinar com a equipe. Na época, ele demonstrou entusiasmo e respeito pelo novo clube, declarando ao site oficial do Palmeiras: “Será uma honra dirigir o Palmeiras. Minha trajetória vem ao encontro do que pensa o clube e sua imensa torcida. O respeito construído como adversário agora nos torna parceiros”.
Enquanto comandado por Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras havia acabado de se despedir da Copa Libertadores, sendo eliminados pelo Grêmio. Naquele momento, o clube alviverde estava em quinto lugar no Campeonato Brasileiro, a última competição disponível para a equipe. Assumindo o cargo, Mano Menezes fez sua estreia contra o Goiás, vencendo de virada por 2 a 1.
Apesar da empolgação, a passagem do treinador pelo clube foi curta. Após uma derrota para o Flamengo em dezembro de 2019, Mano Menezes somou 5 partidas seguidas sem vencer, e foi desvinculado do clube. Ao todo, o treinador comandou o Palmeiras em 20 jogos, nas quais conseguiu 11 vitórias, 4 derrotas e 5 empates.