Na última temporada, a Copa Libertadores da América, sonhada pelos brasileiros, ficou nas mãos do Fluminense, que nunca havia levantado a taça em sua história. A decisão aconteceu contra o Boca Juniors, coincidentemente contando com o Maracanã como um estádio neutro. Para um novo ano, a Conmebol proporciona novidades para as equipes participantes.
Agora, a entidade decidiu liberar o estádio da cidade boliviana de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude, para o torneio organizado em 2024. O local é utilizado pelo Always Ready, que deve estreá-lo na competição em confronto contra o Sporting Cristal, na segunda fase prévia da Copa Libertadores da América. A expectativa é evidente nos bastidores.
“Um dia muito histórico para toda a cidade de El Alto, a Conmebol enviou um e-mail aprovando o estádio Villa Ingenio”, anunciou o presidente do clube, Andrés Costa, durante evento com a prefeita Eva Copa. Na última segunda-feira (29), a Conmebol ficou responsável por enviar representantes para inspecionaram o estádio, considerando que a altitude não era um impeditivo.
Always Ready segue atento às possibilidades na Libertadores
No entanto, para que possa receber os confrontos da competição, o estádio terá que proporcionar certas melhorias, como a troca da grama sintética por natural, um novo sistema de iluminação e obras estruturais no estacionamento, vestiários e arredores do estádio, proporcionando uma qualidade superior para os atletas e visitantes ao longo da competição.
O estádio Municipal de El Alto conta com uma capacidade de 25 mil espectadores, iniciando a sua trajetória ainda na temporada de 2017, com a inauguração junto ao então presidente Evo Morales. O Always Ready foi fundado em 1933 e conseguiu acessar o retorno à primeira divisão ainda em 2019, após 28 anos. A equipe atuou pelo torneio continental em 1968 e depois voltou em 2021.