O Santos recebeu mais uma preocupante notícia, confirmando que está suspenso das competições organizadas pela Federação Amapaense de Futebol (FAF), com a possibilidade de ficar de fora da disputa do Amapazão 2024. A decisão leva em consideração que a equipe filiada teria descumprido o artigo 90 do estatuto interno, proporcionando interferências vedadas na Lei Geral do Esporte.
No processo, é possível acompanhar as determinações, considerando que quando entram com uma ação na justiça comum, antes de esgotar instâncias da esfera desportiva, o clube está indo contra às regras da Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a possibilidade de ser intimado ou notificado sobre o intuito de desfiliação.
Vale ressaltar que o Santos move uma ação na justiça, apontando irregularidades na eleição da atual diretoria da FAF. Assim, uma Comissão Disciplinar Independente foi sugerida para estudar o processo feito pelo Santos e o caso deve ser analisado ao menos por 30 dias. No entanto, ainda não há previsão concreta, com a possibilidade de ser prorrogado por mais dias.
Santos conta com atletas treinando normalmente
A FAF garantiu que as partidas da equipes não serão realizadas, e agora, ficam responsáveis por notificar os adversários sobre a suspensão dos próximos duelos. Em nota divulgada pelo ‘ge’, a diretoria do Santos disse que está recorrendo da decisão para contar com a oportunidade de participar do Campeonato Amapaense. Os jogadores seguem treinando normalmente.
Contudo, o clube ressalta que estão impedidos de acessar o sistema da CBF, caso contassem com alguma contratação. Ainda no dia 19 de janeiro, o desembargador Carlos Tork, do Tribunal de Justiça do Amapá, retirou a opção da juíza Alaíde de Paula, da 4º Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, que determinava o afastamento da diretoria e do conselho fiscal da Federação Amapaense de Futebol.