O Flamengo iniciou a trajetória pelo Campeonato Carioca com o pé direito, goleando o Audax Rio, por 4 a 0, na na Arena da Amazônia, em Manaus. Após um ano conturbado, sem títulos em mãos, o clube rubro-negro se mostrou empolgado, assim como o técnico Tite, que citou o torneio como o Estadual “mais forte” do futebol brasileiro. A fala dividiu opiniões e foi contestada por dados.
“O Campeonato Carioca atual, na minha opinião, é o mais forte do Brasil. Hoje. Antes era São Paulo, agora é o Rio. Ele é muito difícil. E a busca nossa é de classificação, a busca é do título carioca. Então esse processo de evolução visa esse objetivo”, disse. “Talvez seja pouco para a história do Flamengo, mas ele é grande para uma comissão técnica que está chegando”, completou.
Imediatamente, a fala de Tite no dia 17 de janeiro, incitaram o debate sobre os campeonatos estaduais do Brasil. Assim, o ‘ge’ realizou um comparativo entre os principais confrontos, levando em consideração questões como investimento, participação de clubes das principais divisões do Campeonato Brasileiro, além da opinião de 16 comentaristas das cinco regiões do Brasil.
Tite analisa ranking dos Estaduais do Brasil
Assim, um ranking foi reproduzido, desconsiderando a opinião dada por Tite em entrevista coletiva. Com as pesquisas, o Campeonato Paulista foi listado como o mais forte do futebol brasileiro por todos os comentaristas participantes. O Carioca chegou para ocupar a segunda posição por 14, e o Gaúcho por dois. O treinador pode se surpreender com o resultado.
A lista completa se desenvolve da seguinte maneira: 1º: Paulista (eleito por 16 comentaristas), 2º: Carioca (por 14) e Gaúcho (por dois), 3º: Carioca (por dois), Gaúcho (por 11) e Mineiro (por 3), 4º: Gaúcho (por três) e Mineiro (por 13), 5º: Baiano (por 10), Paranaense (por três), Catarinense (por dois) e Pernambucano (por um).