Para a grande surpresa dos torcedores espalhados pelo mundo, um dos clubes mais tradicionais da Alemanha, o Schalke 04, pode simplesmente desaparecer ao final do ano. O clube apresenta dívidas próximas dos 165 milhões de euros (cerca de R$ 880 milhões), e segue lutando contra o rebaixamento para a terceira divisão, algo que na prática, representaria o fim do time azul e branco.
Atualmente, o Schalke caminha na 15º posição da segunda divisão alemã, uma colocação superior em relação à zona de rebaixamento. Como informou o canal “Sky Sports”, em caso de um novo rebaixamento, a equipe já não alcançaria a licença mínima para atuar na terceira divisão, levando em consideração o tamanho das dívidas acumuladas ao longo dos anos.
Assim, o Schalke teria que iniciar um novo processo, chegando como um clube amador, na base da pirâmide do futebol alemão. “Os próximos seis meses serão vitais”, admitiu o técnico do Shalke, Karel Geraerts. A torcida enxerga o momento com grande preocupação, especialmente pela maneira como as dívidas foram carregadas nos bastidores, prejudicando dentro dos gramados.
Time azul e branco completará 120 anos
O Schalke foi fundado ainda em 1904, e completará 120 anos de existência na temporada de 2024. Por isso, o desfecho do ano pode marcar um importante período para o clube. No total, a equipe conta com sete títulos nacionais e cinco da Copa da Alemanha, além de ter conquistado a Copa da Uefa em 1997. A situação é realmente inesperada.
O Schalke conta com o segundo maior número de sócios da Alemanha, apresentando 178 mil membros, perdendo apenas para o Bayern de Munique, que apresenta cerca de 300 mil sócios. O clube vem enfrentando longos anos com o problema. Na temporada de 2021, a equipe foi rebaixado pela primeira vez desde 1988. O time ainda retornou à Bundesliga na última temporada, mas caiu.