Glenn Hoddle, ícone do futebol inglês, sugeriu que o Liverpool deveria deixar o banco de reservas disponível para Jurgen Klopp após uma licença sabática de um ano. A sugestão vem após o anúncio chocante do treinador alemão de que se afastará do cargo de técnico do time no final da temporada.
Klopp, de 56 anos, surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar na última sexta-feira que deixará o cargo de treinador do Liverpool no final da temporada porque está “sem energia”. Ao longo de um mandato de sucesso de nove anos, Klopp conquistou a Liga dos Campeões, a Premier League, a FA Cup e a Carabao Cup para o clube de Anfield.
No entanto, segundo o ex-técnico da Inglaterra, Hoddle, a saída de Klopp não precisa ser definitiva. Ele recomendou que o famoso “Boot Room” do clube seja mantido até que o treinador esteja pronto para voltar. “Eu acho que essa decisão de Klopp é muito boa tanto para ele quanto para o Liverpool. A última coisa que queremos é um treinador estressado e sem energia”, disse Hoddle à Mail Sport.
“Ele está sendo honesto consigo mesmo e com o clube, então, eu o aplaudo por isso. Hoddle acrescentou que, devido à sua idade, Klopp tem a possibilidade de voltar ao Liverpool em qualquer momento no futuro, se decidir continuar no futebol. “Se eu fosse o Liverpool Football Club, diria: ‘vamos segurar as pontas por um ano e você volta depois de 12 meses'”, completou.
A influência de Pep Guardiola
Hoddle também aconselhou Klopp a seguir os passos de Pep Guardiola, que tirou uma licença sabática semelhante em 2013, entre seus trabalhos em Barcelona e Bayern de Munique. “Ele saiu e viveu em Nova York por um ano. Talvez Klopp queira fazer outras coisas por um ano, passar tempo com amigos e família, fazer coisas que talvez ele não possa fazer daqui a alguns anos”, disse Hoddle.
Glenn Hoddle está atualmente envolvido na campanha Blood Pressure United da Well Pharmacy, voltada para a conscientização sobre a hipertensão arterial, condição conhecida como “assassino silencioso” que pode levar a acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.
O Liverpool atualmente lidera a Premier League com Manchester City, Arsenal e Aston Villa os perseguindo de perto. No entanto, Hoddle acredita que a notícia da saída de Klopp pode galvanizar o elenco do Liverpool para lhe dar um segundo título de liga após o sucesso de 2020.