Fundado em 29 de junho de 1971, o Colorado Esporte Clube acabou se tornando a fusão de três equipes do futebol brasileiro: o Britânia Sport Club (fundado em 1914), o Palestra Itália Futebol Clube (fundado em 1921) e o Clube Atlético Ferroviário (fundado em 1930). Assim, após diversas reuniões entre as diretorias dos três times, o clube passou a se fortalecer.
No entanto, após a formação de uma importante torcida, a expectativa de crescimento de uma equipe que pudesse competir os grandes torneios do futebol nacional, acabou sendo extinto em 19 de dezembro de 1989. Naquele momento, o Colorado aproveitou a oportunidade para se unir ao Esporte Clubes Pinheiros, que deu origem ao Paraná Clube.
O Colorado tinha como suas cores o vermelho, o preto e o branco, além de contar com a alcunha de “boca negra”, uma herança que ficou do Clube Atlético Ferroviário. Pensando em toda a trajetória do clube até a extinção, Ary Marques se tornou o atleta que mais vestiu a camisa do clube, desde a fundação do Colorado EC, deixando uma importante marca.
Colorado realiza sua última partida da história
O último confronto da equipe do Colorado, algo marcado entre os antigos torcedores, foi realizado na tarde de 8 de julho de 1989. Na época, atuando em seu estádio, o Durival Britto e Silva, o clube acabou empatando com o Coritiba em 3 a 3. Na época, Luisinho balançou as redes pela última vez em sua trajetória no time, sendo o último gol da história do Colorado.
O jogador foi o responsável pelo terceiro tento da partida, que inicialmente caminhava em 3 a 1 para o time da casa. No entanto, Roberto Gaúcho, marcou o último gol sofrido pelo extinto clube da Vila Capanema, o terceiro, garantindo um empate em 3 a 3. Assim, o Colorado Esporte Clube se despediu da torcida e encerrou as atividades.