O valor da marca da LALIGA, a primeira divisão do futebol espanhol, cresceu 15% em relação ao ano anterior, de acordo com o ranking anual das 30 marcas espanholas mais valiosas realizado pela BrandZ Kantar.
O levantamento apontou que a entidade agora atingiu seu maior valor de marca nos últimos quatro anos, desde que foi incluída pela primeira vez na lista. Especificamente, a marca LALIGA foi avaliada em 1,653 bilhão de dólares.
“A revolução estratégica que nossa empresa e marca sofreram no último ano nos permitiu consolidar nossa posição na mente dos consumidores como uma marca líder em entretenimento”, afirmou Angel Fernandez, Diretor de Marca Global e Estratégia da LALIGA. “Vamos continuar trabalhando nesta direção, inspirando nossos fãs e os tornando parte do maravilhoso ecossistema do futebol que temos hoje.”
O crescimento das marcas espanholas
Em termos gerais, o valor das 30 marcas mais valiosas da Espanha cresceu 12% em comparação com o ano anterior, ultrapassando a marca de 100 bilhões de dólares. Este é o maior crescimento anual registrado no ranking espanhol nos últimos cinco anos.
As marcas que lideram o ranking continuam sendo a empresa de moda Zara, com valor estimado em 24,966 bilhões de dólares, seguida pela Movistar, empresa de telecomunicações avaliada em 13,024 bilhões de dólares, e pela Iberdrola, empresa de energia avaliada em 9,709 bilhões de dólares.
Para estabelecer o ranking das marcas mais valiosas, a consultoria Kantar considera tanto o desempenho financeiro de cada marca quanto a avaliação dos consumidores sobre seu patrimônio. O valor atribuído a cada marca reflete sua força e posição no mercado. Da redação com informações da LALIGA e BrandZ Kantar.