Ao longo de sua trajetória, o Santos ficou conhecido por revelar grandes peças do futebol brasileiro, e ao longo de 10 anos, tem feito um trabalho eficiente envolvendo as vendas. Marcos Leonardo, por exemplo, foi vendido recentemente ao Benfica, por 18 milhões de euros (R$ 96,33 milhões na cotação atual). Assim, se torna a quarta maior negociação do Peixe no período citado.
No Top-10 das maiores vendas do Santos nos últimos 10 anos, Neymar está no topo da lista, com uma negociação que se concretizou em 88 milhões de euros, ainda em 2013. Os valores ainda hoje, são extremamente significativos, girando em torno de R$ 472 milhões de reais na cotação atual. Na segunda posição, por exemplo, está Rodrygo, em venda realizada por 45 milhões de euros.
A lista ainda se desdobra da seguinte maneira: 3. Gabigol (29 milhões de euros), 4. Marcos Leonardo (18 milhões de euros), 5. Deivid Washington (16 milhões de euros). 6. Ângelo (15 milhões de euros), 7. Thiago Maia, 8. Geuvânio (11 milhões de euros), 9. Felipe Anderson (7,5 milhões de euros), 10. Montillo (7,5 milhões de euros), e em sequência, Kaiky (7 milhões de euros).
Valores sobre a negociação de Neymar se desdobram no Santos
Vale ressaltar que, os números reais sobre a transferência de Neymar nunca ficaram evidentemente explicados. O Barcelona cita o valor em 57,1 milhões de euros, ligados aos 40 milhões pagos à ‘N&N’ e aos 17,1 milhões de euros divididos entre Santos, DIS e Teisa. No entanto, o time espanhol comentou que a quantia já chegou em 88,4 milhões de euros, devido ao pagamento colaborativo.
Os valores consideram bônus pela assinatura do contrato e pelo atleta ter alcançado à final do prêmio ‘Bola de Ouro’ em 2015. Além disso, contava com comissão ao pai, que era representante do jogador, e doação de 2,5 milhões de euros ao Instituto Neymar Jr.. Atualmente, Neymar veste a camisa do Al-Hilal, mas segue distante dos gramados, em recuperação de lesão.