A temporada de 2024 ainda vai tomando forma, e enquanto os compromissos pelos estaduais ainda estão no início, outros detalhes extracampo chamam a atenção dos torcedores. Nesta quarta-feira (17), a Brand Finance compartilhou o relatório Global 500 do ano, uma pesquisa anual que aponta as 500 empresas mais valiosas do mundo, algo que impressiona, especialmente no esporte.
No total, apenas oito marcas ligadas ao esporte estão na lista, com destaque para a Nike, que apareceu no ranking na 62ª posição, liderando a categoria pela terceira temporada seguida, algo que gera uma preocupação em relação aos concorrentes. Vale ressaltar que a marca está avaliada em US$ 29,8 bilhões (cerca de R$ 147 bilhões), no entanto, ainda lidou com um resultado negativo.
A Nike caiu oito posições em relação ao ano passado, mas ainda assim, é a única do seguimento de esportes entre as 100 primeiras. Naturalmente, a comparação é feita com a Adidas, a principal “adversária”. A marca, por exemplo, aparece somente na 141ª posição, algo inesperado pelos compradores. Além delas, a Puma aparece em 479º.
Ranking com as marcas ligadas ao esporte chama a atenção
Outras cinco marcas estão no ranking: Decathlon (varejo), ESPN (mídia), Lululemon (roupas), Gatorade (isotônico) e JD Sports (roupas). A lista se desenvolve da seguinte maneira: 1. Nike (#62 no ranking global), 2. Adidas (#141), 3. Decathlon (#230), 4. ESPN (#331), 5. Lululemon (#382), 6. Gatorade (#432), 7. JD Sports (#478) e 8. Puma (#479).
Vale ressaltar que o ranking da Brand Finance considera o valor de mercado de cada empresa. Assim, estuda inúmeros fatores, como volume de vendas, resultados financeiros e aspectos de comunicação, As marcas de tecnologia estão nas primeiras posições. Os destaques ficam para: Apple (US$ 516 bi), Microsoft (US$ 340,4 bi) e Google (US$ 333,4 bi).