O jovem meio-campista Amadou Onana se tornou a nova cara do Everton, o time de futebol sediado em Liverpool, Inglaterra. Nascido em Dakar, no Senegal, em 2001, Onana superou inúmeros obstáculos para chegar onde está agora, tornando-se uma referência nos “Red Devils” e se destacando na Premier League. Os lemas que dirigiram a sua vida são claros: “Acredite nos seus sonhos” e “O que dói não dura, quem persevera sorri”.
Onana se mudou para a Bélgica aos 11 anos e passou por várias academias de futebol, incluindo a do Anderlecht, White Star Bruxelles e Zulte Waregem. Sua carreira decolou quando ele se mudou para a Alemanha e ingressou na academia do Hoffenheim.
Em pouco tempo, foi promovido e se destacou com sua atuação marcante no Hamburgo. Seu talento não passou despercebido pelo Lille, que o contratou e, em apenas uma temporada, viu seu valor triplicar. Finalmente, o Everton desembolsou mais de 30 milhões para garantir seu contrato.
De Dakar a Liverpool
Onana cresceu em Colobane, um bairro de Dakar, onde vivia em uma casa com 14 membros de sua família. Durante a infância, ele vivenciou a dura realidade de um bairro pobre, onde muitas vezes as pessoas não sabiam de onde viria a próxima refeição. Isso o motivou a perseguir seus sonhos no futebol e a ajudar a sua comunidade no futuro.
Morar na Alemanha foi um grande desafio para Onana, pois ele estava acostumado a estar sempre rodeado por outras pessoas em sua família. No entanto, sua determinação permitiu que ele superasse essa adversidade com sucesso.
A chegada à Premier League
Neste ano de 2023, Onana se destacou na Premier League como o centrocampista mais dominante do Everton. Mesmo em meio a uma gestão econômica complicada e múltiplas sanções, Onana foi capaz de liderar a equipe com destemor.
Os próximos capítulos da história de Amadou Onana ainda estão por ser escritos. Porém, é certeza que sua trajetória de vida, marcada por obstáculos e superações, será um exemplo de inspiração para muitos jovens ao redor do mundo que sonham com uma carreira no futebol.