A apenas dez dias da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, as obras no Pacaembu continuam em andamento, sem que o estádio tenha seu gramado e todas as arquibancadas concluídas. Mesmo diante desta situação, a Federação Paulista de Futebol ainda não descartou oficialmente o local como palco da final da renomada competição de base do país, marcada para o próximo dia 25.
A área destinada ao campo ainda não recebeu o plantio de grama e está passando por obras. Uma parte das arquibancadas do estádio municipal, concedido à iniciativa privada, está em processo de construção. Na última sexta-feira, nossa coluna solicitou uma posição oficial da FPF sobre a viabilidade do Pacaembu sediar a decisão da Copinha. A resposta foi uma nota que a entidade já havia divulgado:
“A decisão da Copa São Paulo está prevista para acontecer no estádio do Pacaembu. Caso exista qualquer tipo de questão que impeça esta realização, o Regulamento da Competição trata do assunto: o jogo ocorrerá na capital paulista em local a ser definido pela FPF, observando critérios técnicos e de segurança.”
Se for confirmada a impossibilidade de utilizar o Pacaembu, a escolha do novo local dependerá dos finalistas. No caso de envolver um time da capital na final, o jogo provavelmente acontecerá em seu estádio, se disponível. Se ambos os finalistas forem clubes paulistanos, a decisão do local dependerá do desempenho técnico de cada um.
O estádio do Pacaembu está em obras desde 2021 e tinha como previsão oficial ser reaberto no dia 25 de janeiro de 2024.