Após receber uma punição, perdendo dez pontos na Premier League, por violação das regras do fair play financeiro, o Everton continua com o apoio financeiro da 777 Partners. A equipe investidora, também conhecida pela administração da SAF do Vasco da Gama, investiu mais 42 milhões de euros (R$ 225 milhões), elevando o investimento total no clube inglês para R$ 760 milhões.
A situação, no entanto, parece se complicar cada vez mais no esporte. Nesta segunda-feira(15), a administração do torneio confirmou que os times Everton e Nottingham Forest “violaram as Regras de Rentabilidade e Sustentabilidade (PSR, em inglês)”, por meio de uma nota oficial. A Premier League explicou o motivo e gerou preocupação aos torcedores.
“Isto é o resultado de perdas sustentadas acima dos limites permitidos para o período de avaliação que termina na temporada 2022/23”, completou a Premier League. De acordo com as normas financeiras da liga, uma equipe não pode registrar prejuízo superior ao limite estabelecido ao longo de um determinado intervalo de tempo, algo específico no regulamento.
777 Partners analisa situação envolvendo Everton
Em relação ao Everton, esta seria a segunda penalidade na mesma temporada, algo que divide opiniões nos bastidores. Ainda em novembro, os Toffees receberam uma punição de dez pontos pela mesma razão, referente aos registros da temporada 2021/22. Mesmo contando com a apelação contra a decisão, a equipe de Liverpool desceu cinco posições na tabela.
Atualmente, o Everton soma 17 pontos em 21 jogos e ocupa a 17ª posição, já tendo a pena de dez pontos aplicada em novembro. Como apontado pela Premier League, “ambos os casos foram agora encaminhados ao presidente do Painel Judicial, que nomeará Comissões separadas para determinar a sanção apropriada”, revela o comunicado.