Em semana agitada no esporte nacional, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro mudou a quantidade máxima de estrangeiros que podem ser relacionados para uma partida do Campeonato Carioca. O Regulamento Geral de Competições da Ferj, projetado para 2024, permitia a presença de cinco estrangeiros relacionados por equipe, algo que era de conhecimento do Fluminense.
No entanto, com a nova determinação, o limite será de sete, como já acontece no Campeonato Brasileiro. Compartilhando uma nota oficial aos clubes e torcedores, a federação garante que, “após consulta aos representantes dos clubes envolvidos” em atuação do Campeonato Carioca de 2024, os times entraram em um acordo sobre a possibilidade de avançar jogadores.
“Marcelo Carlos Nascimento Vianna, Vice-Presidente de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Estatuto e no Regulamento Geral de Competições, Considerando que o artigo 47 do Estatuto da FERJ é claro ao indicar a competência exclusiva da Presidência da FERJ para aprovar o Regulamento Geral das Competições”, inicia a nota.
Fluminense segue tranquilo em relação ao regulamento
Assim, o intuito é adaptar as disposições do artigo 53 do RGC para indicar que, “especificamente em relação ao Campeonato Estadual da Série A de Profissionais de 2024 (Campeonato Carioca), não haverá limite para a inscrição e o registro de atletas estrangeiros pelos clubes nas competições, mas em cada partida somente 7 (sete) atletas poderão ser incluídos na relação de jogo”, revela.
Para se ter noção, o Vasco da Gama conta com sete estrangeiro: Capasso, Payet, Rojas, Medel, Puma, Orellano e Vegetti. Enquanto isso, o Botafogo tem oito: Gatito, Bastos, Barboza, Savarino, Segovinha, Ponte, Diego Hernández e Adamo. O Fluminense, por exemplo, tem Arias, Cano e Yony González. E o Flamengo: Varela, Pulgar, Arrascaeta e De La Cruz.