Gil mal foi anunciado no Santos e já chega como um dos líderes do elenco

Após confirmar o seu primeiro rebaixamento da história, o Santos iniciou um rápido planejamento para 2024, em preparação para anova realidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Proporcionando uma reformulação no elenco, na última quinta-feira (28), a equipe anunciou mais uma importante contratação, confirmando as especulações e garantindo a chegada do zagueiro Gil.

Mesmo sendo uma peça pensada para o reforço da defesa, Gil também pode ser considerado um importante nome para o ataque, considerando seus números na temporada de 2023. Em 61 compromissos dentro dos gramados, o zagueiro contou com a participou em nove gols. No total, balançou as redes em quatro oportunidades e proporcionou cinco assistências aos companheiros.

Por incrível que pareça, Gil acumula mais tentos que quase todo o time do Santos no ano. Apenas Marcos Leonardo, com 21, e Mendoza, com 10, balançaram as redes mais vezes que o defensor. Consequentemente, aos 36 anos, o zagueiro seria o terceiro maior artilheiro do Peixe na temporada de 2023, algo que gera um alerta ainda mais evidente sobre as peças do elenco.

Gil chega com expectativas renovadas no Santos

Entre exemplos, Gil conseguiu alcançar a mesma quantidade em participações de gols que Yeferson Soteldo, atleta que carregava certa expectativa da torcida, mas acabou não correspondendo. O meia-atacante venezuelano deixa o Santos, após um empréstimo ao Grêmio. No total, garantiu apenas um gol e oito assistências, participando de 32 compromissos com a camisa 10.

Gil defendia a equipe do Corinthians desde 2019. Em outra oportunidade, o zagueiro atuou pelo clube entre 2013 e 2015. No total, foram 444 jogos e 19 gols. Na última passagem, o jogador atuou em 258 partidas, balançou as redes 12 vezes, proporcionou nove assistências, 189 chutes (62 no gol). 88% de acerto no passe, além de 6.5 ações defensivas por embate, segundo dados do Sofascore.