A temporada de 2023 está praticamente concretizada, no entanto, as equipes trabalham a todo vapor no mercado da bola, projetando as melhores contratações para a temporada de 2024. O objetivo é não cometer os mesmos erros do ano, para que as negociações não se tornem frustrações, como aconteceu com Corinthians, Santos e Cruzeiro. Para o Peixe, o desfecho foi ainda pior.
No Corinthians, Matías Rojas chegou como uma grande contratação, como destaque no segundo semestre. Logo no primeiro momento, na partida contra o América-MG pela Copa do Brasil, o atleta surpreendeu com uma jogada, um passe de três dedos, durante o confronto. No entanto, parou por aí e gerou questionamentos nos bastidores, especialmente entre a torcida.
No Cruzeiro não foi diferente, no entanto, com a contratação do atacante Gilberto. O jogador foi escolhido com o intuito de ser o goleador no ano de retorno do clube à Série A do Campeonato Brasileiro. Contudo, acumulou 151 dias sem sequer balançar as redes. No total, conseguiu alcançar apenas seis gols com a camisa da Raposa e foi afastado ao final do ano.
Contratações prejudicam temporada do Santos
No Santos, a história é distinta, já que a contratação leva em consideração um combo de três nomes. Todos eles chegaram do Água Santa, equipe que conquistou importante desataque no Campeonato Paulista. O lateral-direito Gabriel Inocêncio, o atacante Bruno Mezenga, além do meia Luan Dias, não conseguiram atuações de destaque na equipe.
Mesmo com uma temporada dos sonhos, especialmente por ter alcançado a sua primeira taça da valiosa Copa do Brasil, o São Paulo não acertou em tudo. A contratação de Alexandre Pato, confirmando sua terceira passagem pelo time, não funcionou. O atacante atuou em apenas 10 oportunidades e acabou dispensado do elenco.