Os indicados para o prêmio de Rei da América, promovido pelo jornal uruguaio “El Pais”, foram revelados nesta quinta-feira (28). John Arias e Germán Cano, representando o Fluminense, Luis Suárez, do Grêmio, e De La Cruz, ex-jogador do River Plate e atual reforço do Flamengo, competem pela distinção de melhor jogador do continente em 2023.
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, e Fernando Diniz, que comanda o Fluminense e a Seleção Brasileira, estão na disputa pelo prêmio de melhor técnico do continente. Abel conquistou o Campeonato Brasileiro, e Diniz levantou o troféu inédito da Libertadores com o Flu. Os ganhadores serão anunciados no domingo, dia 31.
Arias e Cano foram peças fundamentais na condução do Fluminense ao título inédito da Libertadores e à participação no Mundial de Clubes. O colombiano registrou 12 gols e contribuiu com 17 assistências em 61 jogos. Enquanto isso, o argentino destacou-se como o artilheiro do futebol brasileiro e do torneio continental, totalizando 40 gols em 61 partidas.
Luisito Suárez teve uma atuação brilhante pelo Grêmio em 2023, desempenhando um papel crucial na conquista do vice-campeonato do Brasileirão e na chegada às semifinais da Copa do Brasil. Além disso, contribuiu para a conquista dos títulos do Gauchão e da Recopa Gaúcha, marcando 29 gols e realizando 17 assistências para os companheiros.
Por último, De La Cruz completa a lista de candidatos ao prêmio principal do futebol sul-americano. O uruguaio foi o destaque do River Plate na temporada, desempenhando um papel fundamental na conquista do campeonato argentino. Não surpreendentemente, foi adquirido pelo Flamengo por quase R$ 80 milhões.