O futuro tão esperado pelo Barcelona se mostra um espetáculo impressionante, mesmo em meio ao caos da atual reforma no estádio. Aquilo que outrora foi o imponente Camp Nou, hoje se encontra irreconhecível, parcialmente demolido e em meio a um mar de escombros e gruas.
Considerado um dos estádios mais famosos do mundo, o histórico lar do Barcelona foi construído em 1957 e desde então foi palco de inúmeros jogos lendários. Com capacidade para 100 mil pessoas, o Camp Nou atuou como anfitrião para partidas inesquecíveis e já registrou a presença de plateias recordes.
No entanto, atualmente, o estádio se encontra vazio, submetido a um massivo trabalho de reforma que custará impressionantes 1 bilhão de libras. A terceira arquibancada já foi demolida e todos os assentos foram retirados. A visão do campo verde que antes inspirava tanto os jogadores quanto os torcedores agora dá lugar ao cinza dos restos da construção e à paisagem industrial das gruas.
O Camp Nou durante a reforma
Esta grande reestruturação forçou o Barcelona a jogar suas partidas em casa no Estadi Lluis Companys nesta temporada. A atual condição do Camp Nou deixou tanto os moradores locais quanto os turistas envoltos em sentimentos de tristeza, ao verem aquele, que é um símbolo da cidade de Barcelona, parcialmente destruído.
A reforma teve início em junho de 2023 e não é esperada para ser concluída antes do início da temporada de 2025/26. Porém, o Barcelona já revelou os planos para o estádio, que terá sua capacidade estendida para impressionantes 105 mil espectadores. Representações gráficas mostram como ficará o Camp Nou com a adição de um teto e uma estética mais moderna para a arena que vinha mostrando sinais de envelhecimento.
Antes, a arquibancada superior do Camp Nou se estendia apenas em 50% do estádio. Com as novas obras, uma nova arquibancada se estenderá por todo o estádio. Os projetos divulgados pelo clube mostram que o teto será estampado com o nome do patrocinador do estádio, Spotify.
Apesar do momento caótico e da nostalgia que as atuais imagens podem gerar, os futuros planos são impressionantes e parecem valer a pena o atual estado do estádio. No final, o Camp Nou se transformará em um marco ainda mais moderno e glorioso, pronto para receber novas partidas lendárias e celebrações inesquecíveis.