Desde a sua grande migração de Stamford Bridge para o norte de Londres no verão passado, Kai Havertz tem estado sob os holofotes. As expectativas estão altas para o jogador alemão de 24 anos, visto que os torcedores do Arsenal esperam que ele traga uma dinâmica diferente para o meio-campo do clube. A contratação no valore de £65m (R$349 milhões) gerou uma série de perguntas, incluindo sobre o seu papel ideal no Emirates, a sua adaptação ao time e o seu real valor.
Na sua passagem pelo Chelsea, por exemplo, Havertz não deslumbrou tanto quanto se esperava. Foram 32 gols e 15 assistências em 139 jogos, o que pode ser considerado insatisfatório para um jogador que custou £89 milhões (R$478 milhões). No entanto, é preciso ressaltar que ele teve que lidar com mudanças constantes, desempenhando diferentes funções a cada semana, o que pode ter afetado o seu desempenho.
O principal desafio para Mikel Arteta, técnico dos Gunners, é decifrar o verdadeiro papel de Havertz. Mas parece que ele já compreendeu o que precisa ser feito. Ao contrário do Chelsea, onde Kai foi predominantemente usado como atacante, Arteta o está utilizando principalmente como meio-campista ofensivo. Isso permite que Havertz avance com a bola e ameace a defesa adversária, sem ter que ser a principal opção de ataque.
Qual é o verdadeiro valor de Havertz para o Arsenal?
Uma coisa é certa: Kai Havertz melhora o Arsenal. O alemão força os Gunners a jogarem de maneira mais direta, e suas lembranças constantes no placar – com cinco gols e uma assistência em todas as competições – são provas disso. Além disso, defensivamente, ele é uma presença crucial no meio-campo, desempenhando um papel crucial na contenção de contra-ataques adversários.
Havertz, com sua altura de 1,93m, oferece uma opção importante para bolas altas e é mais um obstáculo a ser superado pelos adversários em lances de bola parada. Sua capacidade para jogar em várias posições também é um grande benefício para Arteta, que busca competir em vários níveis e avançar na Champions League.
Havertz já se mostrou capaz de intercambiar com Jesus com facilidade, e também tem demonstrado uma habilidade semelhante à de Aaron Ramsey de chegar tarde na área. Passo a passo, Kai Havertz parece estar deletando as perguntas que surgiram em torno de sua chegada no verão, e está rapidamente se tornado uma das figuras-chave dos Gunners em sua busca pelo título inglês.
Navanta, a sua presença ainda traz outras vantagens menos tangíveis, como a tenacidade atlética e a capacidade de gerar oportunidades. Com tudo isso, não é surpresa que o coro de “65 milhões pelo ralo, Kai Havertz marca novamente” esteja sendo ouvido com mais frequência em todo o norte de Londres.