No futebol mundial, o Brasil se destaca não apenas pelos talentosos jogadores, mas também pelos técnicos que deixaram sua marca além das fronteiras nacionais. Assim, importantes nomes conquistaram sucesso internacional, levando sua influência e legado nos gramados estrangeiros. Com experiência no São Paulo e na Seleção Olímpica, o treinador André Jardine é um dos destaques.
O treinador sagrou-se campeão no México ao comando do América. Além de assegurar o título, Jardine contribuiu para pôr fim a uma seca de cinco anos no torneio, confirmando sua importância como um dos treinadores de destaque no cenário internacional. Além do profissional, Carlos Alberto Parreira também é reconhecido pelo importante aproveitamento e estrategista de destaque.
Os resultados contribuíram significantemente para o tetracampeonato da Seleção Brasileira. Ao comando do Fenerbahçe, ainda garantiu a taça do Campeonato Turco na temporada 1995/1996. Nos torneios internacionais, ainda completou o bicampeonato da Copa da Ásia, defendo o Kuwait em 1980 e a Arábia Saudita em 1988, além de ter alcançado o triunfo na Copa do Golfo com o Kuwait em 1982.
Técnicos surpreendem e acumulam taças no exterior
Falar sobre o currículo de Felipão é uma tarefa quase impossível. O treinador conquistou os campeonatos nacionais no Kuwait, Uzbequistão, Japão e China, além de ter completado a Copa do Golfo de 1990 com a Seleção do Kuwait e a Liga dos Campeões da Ásia em 2013 com o Guangzhou Evergrande na China. No entanto, o maior destaque internacional foi liderando a seleção portuguesa.
Em Portugal, o treinador garantiu o vice-campeonato europeu em 2004 e as semifinais da Copa do Mundo em 2006. Além de Felipão, Oswaldo de Oliveira completou importante marca no Japão, durante sua passagem pelo Kashima Antlers de 2007 a 2011. Enquanto atuava, conquistou inúmeras taças, como o tricampeonato japonês e um bicampeonato da Supercopa (2009 e 2010).