A Rede Bandeirantes demitiu na última quinta-feira (14) o jornalista Farid Germano Filho após acusação de racismo. O episódio aconteceu durante o programa “Os Donos da Bola RS”.
Por meio das redes sociais, o jornalista fez questão de se posicionar sobre o assunto.
Band demite Farid Germano
A acusação de racismo se deu após Farid imitar a comemoração do goleiro Kidiaba, que estava no time do Mazembe que eliminou o Internacional no Mundial de Clubes de 2010. Vale lembrar que o jornalista já declarou sua torcida para o Grêmio e fez questão de relembrar o vexame do rival durante discussão sobre o Mundial de Clubes.
O comentarista também emitiu alguns sons durante o ato, que foram interpretados como “ruídos de macacos”. Diante da repercussão do caso e sua consequente demissão, Farid utilizou suas redes sociais para se manifestar:
“Estou nesse momento fazendo essa manifestação de muito pesar, mas de coração muito aberto. Eu cometi um erro, um erro grave. Eu fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que poderiam ou que caracterizaram racismo. Eu não sou racista. Estou aqui para pedir desculpas, eu errei, não posso repetir meus erros. Meu coração sangra. Com a máxima verdade e lealdade, me perdoem”, declarou.
A comemoração do goleiro do Mazembe consiste em “quicar” com a bunda no chão enquanto faz movimento para frente. O jogador realizou a comemoração durante a vitória da equipe da República Democrática do Congo por dois a zero contra o Internacional, que eliminou o Colorado do Mundial de Clubes de 2010.