Já em preparação para a temporada de 2024, as Sereias da Vila terão um desafio extremamente importante, ao garantirem a vaga para a Copa Libertadores da América. A vaga chegou como uma surpresa, após a conquista do Corinthians sobre o Palmeiras por 1 a 0, no Olímpico Pascual Guerrero, na Colômbia. O Timão contribuiu de maneira importante para o Santos.
Por ter conquistado a taça do torneio, o Corinthians abriu mais uma vaga para a terceira melhor campanha do Campeonato Brasileiro, que na época, era o Santos. Pensando nas posições que classificam as equipes brasileiras à Copa Libertadores, estão a primeira e a segunda do Brasileirão. Contudo, o Timão foi o campeão e já possuía a vaga, além da Ferroviária pelo vice na competição.
No total, na primeira fase do Campeonato Brasileiro, as Sereias do Santos completaram 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, balançando as redes 32 vezes e sofrendo 10 gols. Nas quartas de final, o Peixe superou o Flamengo no agregado de 7 a 2, no entanto, acabou parando nas semifinais para o Corinthians, no agregado de 5 a 0. Assim, garantiu 12 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.
Santos vive duas realidades distintas
Pensando na trajetória do Santos no futebol feminino, o clube levantou duas taças da Copa Libertadores da América, em 2009 e 2010. Em 2018, a equipe paulista ainda bateu na trave, ficando com o vice-campeonato para o Atlético Huila, da Colômbia. No entanto, as garotas continuam surpreendendo a torcida e proporcionam grandes expectativas para 2024.
Vale ressaltar que o futebol masculino do Santos não vive o melhor momento. Na temporada de 2023, o clube foi rebaixado pela primeira vez em sua história, justamente no Brasileirão Rei, em homenagem ao ídolo mundialmente conhecido, Pelé. A nova diretoria do Peixe já definiu que o clube não utilizará a camisa 10, marcada pelo jogador, enquanto estiver atuando na Série B.