Foi uma notícia histórica que deixou muitos surpresos. Rebecca Welch foi anunciada como a primeira mulher a arbitrar uma partida da Premier League, a competição de futebol mais exigente do mundo. Esta notícia impactou não somente o futebol, mas também a sociedade, como um importante marco na busca pela igualdade de gênero no esporte.
Há anos, Rebecca trabalhava para chegar a esse momento, lutando contra preconceitos e dificuldades, desde a arbitragem em campos lamacentos de Sunderland, passando pelas linhas laterais dos jogos de Coxhoe Athletic e Redcar Athletic, na Wearside League, até chegar ao topo da arbitragem masculina.
Rebecca Welch: pioneira na Premier League
Criada em Washington, no Tyne and Wear, aos 40 anos, Rebecca irá fazer história ao apitar a partida entre Fulham e Burnley, no Craven Cottage, tornando-se assim a primeira mulher a arbitrar um jogo na Premier League.
Antes de ser árbitra, Rebecca Welch trabalhava no NHS (Serviço Nacional de Saúde britânico) e até 2019 conciliava ambos os papéis. Ela decidiu então deixar o seu emprego no NHS para se dedicar integralmente à carreira de arbitragem, uma decisão que hoje é vista como um enorme acerto.
Trajetória de Rebecca até a Premier League
No início, Rebecca Welch via a arbitragem apenas como um hobby. Ela iniciou seus estudos para se tornar árbitra na Durham County FA, enquanto ainda trabalhava no NHS e jogava futebol nas horas vagas. Ainda que enfrentasse situações de machismo e preconceito, Welch nunca deixou isso abalar sua determinação.
Ela já havia feito história em 2021, tornando-se a primeira mulher a arbitrar uma partida da EFL, quando supervisionou o jogo entre Harrogate Town e Port Vale na Liga 2. Rebecca também já arbitrou partidas do Women’s Super League, as finais da Women’s FA Cup no Estádio de Wembley e as edições de 2022 e 2023 da Copa do Mundo feminina.
O Futuro da Arbitragem na Premier League
Para Howard Webb, chefe de arbitragem da Premier League, a inclusão é pauta importante. E a ascensão de Rebecca Welch é vista como um grande avanço nesse sentido. Além dela, Sam Allison também está prestes a fazer história, podendo se tornar o primeiro árbitro negro a comandar uma partida da Premier League desde 2008.
Rebecca Welch tem a oportunidade de se tornar uma figura inspiradora para muitas meninas e jovens mulheres, mostrando que a arbitragem no futebol e em outros esportes pode sim ser um caminho para elas. Esta é apenas a primeira página de um novo capítulo na história de Rebecca Welch e na Premier League.