10 técnicos mais velhos do futebol brasileiro ainda em atividade

A temporada de 2023 chegou ao fim, no entanto, os experientes treinadores já se preparam para mais uma temporada de atividades no futebol brasileiro. Entre os 10 técnicos mais velhos do esporte nacional, em atuação ou sem clube no momento, um deles se destaca: Luiz Felipe Scolari. O treinador pentacampeão com a Seleção Brasileira é o mais velho da lista, com 75 anos.

Atualmente, o treinador está ao comando do Atlético-MG, e garantiu um importante final de temporada ao lado do clube, alcançando a vaga direta para a Copa Libertadores da América, ainda brigando pelo título na última rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência da lista, está Vanderlei Luxemburgo, com 71 anos, sem clube no momento.

Assim, o ranking segue com: Autuori – 67 anos, Dorival Júnior – 61 anos, Renato Gaúcho – 61 anos, Mano Menezes – 61 anos, Vagner Mancini – 57 anos, Emerson Ávila (sem time, mas ainda em atuação) – 56 anos, Pedro Caixinha – 53 anos e Fernando Diniz – 49 anos. Na temporada, alguns nomes se destacaram, dois deles conquistando importantes taças, ao lado de Fluminense e São Paulo.

Técnicos surpreendem e conquistam taças na temporada de 2023

Pelo Fluminense, o técnico Fernando Diniz colocou em prática sua experiência, levando o clube à conquista da Copa Libertadores da América, a primeira de toda a história do time. Com a conquista, a temporada de 2023 ainda segue a todo vapor ao clube carioca. Na próxima segunda-feira (18), o Tricolor realiza a sua estreia no Mundial de Clubes.

O São Paulo, no entanto, esteve muito bem acompanhado do técnico Dorival Júnior. Ao comando do treinador, o Tricolor paulista também alcançou um título inédito, conquistando a valiosa Copa do Brasil. Com isso, o clube volta a atuar na Copa Libertadores da América em 2024. Renato Gaúcho, ao comando do Grêmio, bateu na trave, ficando com o vice do Campeonato Brasileiro.