Um dos grandes ídolos da Juventus e da seleção italiana nas últimas decadas, o zagueiro Giorgio Chiellini oficialmente anunciou sua aposentadoria do futebol nesta terça-feira (12). Aos 39 anos, Chiellini estava atuando pelo Los Angeles FC, time da Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos.
A despedida do campo foi marcada por um vídeo especial compartilhado em suas redes sociais, no qual ele relembra momentos memoráveis de sua carreira em todos os clubes por onde passou. No adeus aos gramados, Chiellini também deixou indícios sobre seu futuro dentro do esporte.
“Você tem sido a jornada mais linda e intensa da minha vida. Você tem sido meu tudo. Com você percorri um caminho único e inesquecível. Mas agora é hora de começar novos capítulos, enfrentar novos desafios e escrever mais páginas importantes e emocionantes da vida”, publicou o defensor.
Chiellini deu início à sua carreira profissional em 2000 no Livorno, clube pelo qual foi revelado nas categorias de base. Após chamar a atenção atuando pela Fiorentina, foi contratado pela Juventus em 2005.
A partir desse momento, construiu uma trajetória notável, tornando-se um dos maiores ídolos da história do clube, acumulando 561 jogos ao longo de 17 temporadas. Seu destaque na Juventus abriu portas para a seleção italiana, na qual também se destacou nos últimos anos, totalizando 117 partidas pela Azzurra.
Chiellini conclui sua carreira com um impressionante registro de 830 jogos disputados e 51 gols marcados. Ao longo de sua trajetória, conquistou um total de 20 títulos, sendo um pela seleção italiana, 18 pela Juventus e um pelo Los Angeles FC. Entre suas notáveis conquistas estão os nove troféus do Campeonato Italiano e a Eurocopa de 2021.