O Flamengo não lidou com a temporada esperada em 2023, principalmente pela atuação inferior ao esperado, causando a ausência de títulos no ano. Pelo Campeonato Brasileiro, o clube encerrou a participação na quarta posição, garantido de maneira direta na Copa Libertadores da América. Mesmo que a posição desagrade o torcedor, o passado do clube já apresentou momentos piores.
Ainda em 2013, o Flamengo passou por condenação, após a escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos, no confronto contra o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Consequentemente, foi punido com menos quatro pontos: três da decisão e mais um que conquistou no empate contra a equipe mineira. Além disso, ainda pagaria uma multa de R$ 1 mil.
Com a decisão do julgamento da 1ª Comissão Disciplinar do STJD, o Flamengo despencou para a 16ª posição da tabela, acumulando 45 pontos. Naquela época, só não caminhou para a zona de rebaixamento, já que pouco tempo antes, a Portuguesa também sofreu a punição sobre pontos, por ter escalado o meia Héverton contra o Grêmio, indo para o Z-4 com um ponto a menos.
Flamengo é denunciado após escalação de André Santos
O Flamengo ainda poderia lidar com o rebaixamento, considerando que o Vasco da Gama entrou com um pedido para a impugnação da partida contra o Athletico-PR, considerando a confusão entre torcidas na Arena Joinville. Naquele momento, o presidente do STJD, Flavio Zveiter, negou a solicitação feita pelo clube carioca, para que o caso fosse até julgamento.
André Santos foi suspenso em julgamento, pela expulsão contra o Atlético-PR pela final da Copa do Brasil. Ainda assim, foi escalado no final de semana contra o Cruzeiro. O Flamengo foi denunciado no artigo 214 (“incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”) do CBJD.